quinta-feira, 13 de outubro de 2011

6 Filmes do Batman que nunca aconteceram

Esse cara ficou meio indeciso

A gente sabe que em Hollywood muitos projetos vão pro buraco bem antes de serem concretizados. Menos da metade dos roteiros de fato são aprovados e recebem sinal verde para começarem a ser filmados. E no caso do homem morcego isso aconteceu deveras vezes entre 1997 e 2005. Isso porque o ultimo filme do herói, Batman & Robin, foi um fracasso tão grande (não tanto de público quanto de crítica) que os figurões de Hollywood ficaram sem querer ouvir a palavra morcego durante um bom tempo. Daí surgiram várias propostas para o que seria Batman V, ou qualquer nome que fosse. Aqui mostro a vocês os projetos que receberam um belo bat-sinal vermelho e nunca viram a luz do dia (ainda bem?), ilustrados por montagens feitas por alguns espertinhos desocupados e imaginativos.

Batman Triumphant



Batman Triumphant já estava no gatilho antes mesmo de Batman & Robin chegar aos cinemas. Joel Schumacher iria dirigir este que seria a continuação direta de sua pérola de 1997 estrelada por George Clooney, Arnold Schwarzenneger e grande elenco. Confiantes do sucesso de Batman & Robin (há!), os gaiatos da Warner programaram o lançamento de Triumphant para o verão de 1999.

Como seria: Com a idéia de retornar ao tom mais sombrio dos filmes de Tim Burton, o filme teria como vilão principal o Espantalho, seguido de Harley Quinn. O bizarro é que queriam trazer o Coringa de volta nesta seqüência, e que seria interpretado pelo próprio Jack Nicholson, que por questões contratuais ainda estava disponível ao estúdio. O palhaço seria apenas uma alucinação de Batman trazida pelo gás do medo do Espantalho. Batman supostamente continuaria sendo interpretado por Clooney, Robin morreria no começo do filme e Batgirl nem daria as caras. Harley Quinn seria interpretada pela Madona (pois é), e viria se vingar de Batman pela morte de seu pai Coringa. É, eu disse pai. Quanto ao Espantalho, os rumores mais fortes em relação ao seu interprete eram de Jeff Goldblun, Howard Stern e Nicolas Cage, que penava pra conseguir papel em um filme de herói (chegou até a fazer teste para Superman em um antigo projeto de filme do Tim Burton. Olha essa bizarrice aqui! E não é montagem não!) até conseguir estrelar em Motoqueiro Fantasma, que só é legalzinho porque tem a participação de Peter Fonda como Mefisto, e Peter Fonda estava em Easy Rider, que certamente é um dos três melhores filmes já feitos (e não discuta!!).
Por que não rolou? Porque Batman & Robin é uma merda. E depois disso, Ninguém teve a pachorra de entregar qualquer outro filme de super herói para Schumacher. Pelo menos não até hoje.


Batman: DarkKnight




Embora houvesse boatos de que em 1999, Frank Miller, autor da graphic novel The Dark Knight Returns, tenha sido convidado pela Warner para dirigir a própria adaptação de sua obra-prima, isso ficou mais no boca-a-boca do que qualquer coisa.  Uma versão mais concreta da idéia de um filme com tal título aconteceu em 1998 quando dois fãs de histórias em quadrinhos mandaram um roteiro à Warner com o título de ‘Batman: DarkKnight’. O estúdio inicialmente gostou da idéia.
Como seria: Apesar do que parece, esse roteiro não tem nada a ver com a mini-série de Miller (E se você for estúpido, o filme de Christopher Nolan também não). Aliás, esse deve ser o roteiro mais bizonho dos que estão presentes neste post. Dá uma conferida na belezura: Enquanto Bruce Wayne e Dick Graysson se aposentaram de suas carreiras de combatentes do crime, o Dr. Jonathan Crane faz altos experimentos com sua fórmula do medo na Universidade de Gothan, até que arranja uma briga com um colega e acidentalmente o transforma em uma criatura mutante meio homem meio morcego. Nunca briguem em um laboratório, crianças. A criatura, agora conhecida como Man-Bat (vilão que realmente existe nos quadrinhos), passa a aterrorizar Gothan. A população, que aparentemente é burra o suficiente para não conseguir diferenciar uma aberração da natureza do herói mascarado que tantas vezes lhes salvou do perigo, confunde o monstro com o vigilante noturno. Claro que a coisa mais sensata que Bruce deveria fazer é ficar comendo umas prostitutas em seu Iate e deixar todo mundo se foder, mas ele decide voltar à ativa e resolver o mal entendido. Enquanto isso, Man-Bat, ou melhor, Dr. Kirk Langstrom, está vivendo seu momento “O Médico e o Monstro”, duelando seu lado humano com o animal. Dr. Crane, por sua vez, procura vingança contra aqueles que o demitiram do asilo Arkhan e da universidade. Pausa para reflexão agora.
Por que não rolou? PRECISA DIZER????

Batman Beyond – O Filme


Lá por 2000/2001, o projeto de um filme em live-action do desenho Batman Beyond – ou Batman do Futuro – andava lado a lado como o quinto filme da cronologia oficial do Batman (e existe isso??), sem um comprometer o outro. Beyond seria roteirizado pelo escritor de ficção científica cyberpunk Neal Stephenson, juntamente com Paul Dini e Boaz Yakin, este ultimo sendo o diretor.

Como seria? Batman Beyond, o desenho, conta a história do homem morcego cinqüenta anos no futuro. Quem agora veste o traje é o jovem Terry McGinnis. Um aposentado Bruce Wayne orienta o rapaz em suas missões escalafobéticas por Gothan City. Houve muitos boatos sobre os atores cotados para o filme. Para o papel de McGinnis surgiram nomes como Freddie Prinze Jr., Josh Hartnett e até mesmo Keanu Reeves. Para ser o morcegão da terceira idade, o nome mais falado foi o de Clint Eastwood. Deduzo que o filme teria uma aura bem dark-futurista-punk, com o novo Batman enfrentando velhos e novos inimigos sob a cobertura moral e tecnológica do coroa Wayne.
Por que não rolou? Por falta de animação da Warner, que resolveu dedicar toda a sua atenção para o quinto filme oficial da franquia, aproveitando que a idéia do Beyond estava apenas engatinhando, além do que a maior parte das notícias que saiam sobre o filme eram mais boatos do que qualquer coisa mesmo. Não se sabe nem se realmente existiu um roteiro terminado. Uma pena, pois um filme desse era uma boa. Quem sabe ainda role um dia. Contentemos-nos com o pôster fake aí acima.


Batman: Ano Um (Schumacher)


É, Joel Schumacher ainda tinha muitas pretensões em relação a Bruce Wayne. Depois de dirigir Batman Eternamente, que é meu filme favorito do Batman (Isso mesmo, você não leu errado. Pode vir me apedrejar) e Batman & Robin, que abalou sua relação com a Warner e com os fãs do herói, Schuschu queria limpar sua barra e começar do zero. Foi o próprio que chegou com a Warner assim que soube da idéia de transformar a cultuada graphic novel de Frank Miller em filme. Claro que os produtores lhe deram um baita bat-sinal vermelho (é, eu repito piadas) e o velhinho foi chorar com as estatuas de homens nus que guardou de souvenir dos cenários de Batman & Robin (eu sei que elas são gigantes, mas ele é que não reclamou).

Como seria: Ano Um foi uma HQ desenvolvida por Frank Miller e David Mazzucchelli em 1988, recontando a origem do herói, que já estava um tanto quanto datado naquela época. Foi mais ou menos o que Christopher Nolan adaptou livremente em seu Batman Begins, de 2005. Como Schumacher não teve a chance nem de olhar a capa do roteiro, não se sabe como seria. Se ele aprendeu a lição, provavelmente toda aquela frescurada camp do filme de 97 daria lugar a um Batman mais sombrio após ter se recuperado de uma cirurgia para retirada dos mamilos. 
 Por que não rolou? Acho que já ficou meio claro isso. Schumacher + filmes de super herói = desastre. Pelo menos é o que o povo guardou para sempre em seus corações depois de ver o bat-cartão de crédito, Hera Venenosa dançando vestida de macaco, Bane reduzido à capanga monossilábico e Sr. Gelo cantarolando com pantufas. Sinceramente, acho que deveriam dar uma chance ao cara. Schumacher pode errar muito, mas ainda o considero um puta diretor. Lembrem-se que ele fez filmes ótimos como Garotos Perdidos, 8mm, Tigerland e Por Um Fio. E se B&R foi um lixo, a culpa é bem mais da Warner Bros e de suas exigências malucas do que dele.

Batman: Ano Um (Aronofsky)

Concepts originais do filme. Idéias para uniforme do Batman e Batmóvel.

A Warner tava afim mesmo era de entregar o filme para um novo diretor, e um diretor novo, que tivesse um estilo totalmente diferente dos que anteriormente botaram as mãos no herói. No começo dos anos 2000, Darren Aronofsky era o cara mais quente do cinema alternativo. Seus primeiros trabalhos de destaque, Pi e Requiem Para um Sonho, foram sucessos de crítica e mostravam ao mundo um promissor talento da sétima arte. Aronofsky foi contratado para escrever e dirigir o que seria a adaptação da HQ de Frank Miller, que por sua vez seria o co-roteirista. Ambos já haviam trabalhado em outra adaptação de Miller que não vingou: Ronin.

Como seria: Aronofsky, munido de sua ousadia e de seu bigodinho style, queria radicalizar as origens do herói. Em suas próprias palavras, “Jogue fora tudo o que você possa imaginar sobre o Batman! Tudo! Nós estamos começando algo completamente novo!” Deu a loka na menina! Enfim, a proposta de Darren era realmente ousada. Até demais. A mitologia do herói foi bastante distorcida aqui, com Alfred sendo substituído por um mecânico negro chamado Bill Al todo trabalhado nas gírias dos irmãos, e um Bruce Wayne que não vive na sua mansão e sim na oficina do tal Bill e adotando o uniforme de Batman simplesmente por não agüentar ver tanta violência nas ruas (tudo bem, não é pouca coisa). Christian Bale foi contactado pelo diretor para protagonizar a fita. Seria um filme bem violento, denso e nada comercial.
Por que não rolou? Batman Ano Um foi um projeto que se estendeu por alguns anos, passou por várias interrupções, alterações e recomeços. No fim das contas, a Warner percebeu que não podia gerar muitos lucros com vendas de bonequinhos baseados em um filme tão obscuro e resolveu finalmente abandoná-lo e partir para o seu Batman Vs. Superman. E este pelo menos vingou?? Claro que não! Senão ele não estaria aqui também! Olha aí embaixo, ó...

Batman VS. Superman 


Este aqui chegaria aos cinemas em 2003 ou 2004. A Warner estava trabalhando em um filme do Super chamado Superman Flyby, até que o roteirista Andrew Walker chegou com a idéia de colocar os dois maiores ícones da DC Comics em um só filme, e ainda por cima se enfrentando (que luta justa, não?). O veterano Wolfgang Petersen, que dirigiria Superman Flyby, foi chamado para dirigir o épico, deixando Flyby de lado, e o fanfarrão Akiva Goldsman foi contratado para reescrever o roteiro de Walker para o que seria Batman VS. Superman.

Como seria: Segura aí que a parada é bizarra: Bruce Wayne, após cinco anos sem usar seu uniforme preto e estando Dick Grayson, Comissário Gordon e Alfred mortos, está na maior deprê. Seu único amigo é Clark Kent (glup!), que por sua vez levou um pé na bunda de Louis Lane. Bruce se casa com sua noiva (não, com sua mãe!) Elizabeth Miller, mas Coringa à mata na lua de mel e dá um jeito de botar a culpa no Superman. Daí começa a batalha que abalaria as estruturas do bom gosto. Nos anos noventa eu já achava que Akiva Goldsman usava drogas. Depois de ler isso, então...
Curioso é que Christian Bale novamente foi convidado na época para interpretar o homem-morcego, mas recusou. Josh Hartnett fez o mesmo quando foi convidado à encarnar o azulão. Também houve boatos de Jude Law como Superman e Colin Farrell como Batman. Putz!
Por que não rolou? Wolfgang Petersen desistiu da parada para investir em seu Troia. Fora isso, a Warner decidiu retomar Superman Flyby e passou a dar mais importância a este, deixando o crossover cada vez mais de lado. Grandes merda, pois o tal Flyby igualmente nunca aconteceu. Petersen nunca perdeu totalemente a vontade de filmar esta pérola, e assim como Brian Singer, ficou durante muito tempo querendo botar as mãos no projeto. Pelo visto os dois ficaram na vontade.


E é isso. Agora acho que vou assistir um pouco de pornografia softcore e ir dormir. Adeus.

18 comentários:

  1. haahha...Otimo Post Bruno! Ri muito, qd o assunto é adaptação de super herois para o cinema a bizarrice é grande e muitas conseguem chegar as vias de fatos, como MULHER GATO, SPAWN e outras porcarias. Agora, nos quadrinhos rolou um crossover entre superman e batman, OS MELHORES DO MUNDO, não era um primor, mas divertia. Teu blog tá entre meus favoritos, tua linguagem é unica na blogosfera a intenção de não se levar a serio torna ele parada obrigatoria. Abração!

    ResponderExcluir
  2. Graças a Deus que nenhum deles foi feito. Se bem que eu gostaria de ver um filme de super heroi com Aronofsky na direção. Mas a ideia dele apresentada no post mudava demais o Batman. Parabens pelo post!!! Ri muito com as ideias do Joel Shumacher. Totalmente bizarras!!

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post, e informativo^^

    E sei la pq o mais interessante ai foi o do Morcego Humano.


    E seu comentário sore a animação nova do Batman ano 1?

    ResponderExcluir
  4. Valews mesmo Celso!
    Pois é Lucas, eu tb acho que Arronofsky não decepcionaria dirigindo um filme de superherói, embora seu estilo mais experimental talvez não agradasse os moviegoers.
    Avalanche, eu baixei Year One um dia desses mesmo, mas ainda não vi. Mas já vinha acompanhado algumas imagens e vídeos no youtube e achei sensacional. A animação tá impecável, só não gostei muito da voz do Batman. Não sei, pra mim nao combinou muito (de qualquer forma é melhor q akela voz sinistra forçada pelo Christian Bale).

    ResponderExcluir
  5. É, tem gente que não gosta da voz que pediram pro Bale fazer, eu sou um deles. Mas independente do fato, gosto muito do Christian Bale e adoro o Bruce Wayne dele, eu o acho um grande ator mesmo (sei lá, fazer o q né).

    Cara, rolei de rir. Posso fazer uma pergunta?

    Batman Eternamente é o seu filme preferido do Batman? Explique-se. XD

    Graças a Deus que o Petersen não dirigiu nada ligado ao Batman, ainda tow tentando digerir Poseidon. Eu acho esse cara um bosta (mas me simpatizo com Mar Em Fúria; apesar de ultra-exagerado).

    O Darren Aronofsky quase dirigiu o novo Wolverine que se passará no Japão, mas fugiu da produção e agora quem assumiu - até segunda ordem - é o James Mangold.

    E sei lá, não gosto do Schumacher tb, acho Os Garotos Perdidos bem legal e gosto muito de 8mm (tá na lista magra de "filmes-bons-com-o-Nicolas-Cage-que-não-pertencem-aos-anos-80).

    Muito legal o post, dos melhores pela originalidade.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Ah, peraê, lembro de ter assistido Linha Mortal umas vinte vezes quando criança, me divirto até hj com ele.

    Mas de resto, não gosto de praticamente nada do Schumacher, ele deveria voltar pras corridas.
    (entendeu? hãn?! hãn?! eu não mereço viver...)

    ResponderExcluir
  7. Valew Márcio! Também gosto do Bale, foi sem dúvida o melhor Batman até hoje.
    Cara, o fato de eu preferir o Forever (ñ quer dizer q o acho o melhor) tem muito valor sentimental envolvido. Eu era uma criança do interior, lá nao tinha locadora nem nada. Eu tinha que me contentar com uns filmes q meu pai levava quando vinha p Manaus. Assisti Batman Eternamente mais de 40 vezes (literalemnte!) e decorei todas as falas do filme. Mas analisando friamente, ele não é um filme ruim. Tá a anos luz de ser perfeito, mas acho-o totalmente injustiçado por ser "irmão gêmeo" de Batman & Robin e ser sempre associado a este ultimo. Mas um dia farei um post só falando sobre esse filme, me aguarde!!
    E podes crê, Poseidon é uma merda, e tb não gostei muito de Mar em Fúria (odeio filmes "baseados em história real" quando não sobrou ninguém p contar a história).
    Mas gosto bastante do Schumacher (o diretor e não o piloto, pelamordedeus) apesar de fazer tanta merda. Linha Mortal é um dos filmes legais dele q esqueci de mencionar. E Por Um Fio é do caralho! Tive q pagar pau pro Colin Farrell nesse filme. Abraço man.

    ResponderExcluir
  8. Pois então, não gosto de Por Um Fio, fazer o q né. Da parceria dos dois, prefiro Tigerlands mesmo.

    Assistiu 40 vezes Batman Forever?! Isso não causou danos permanentes no seu cérebro, não? Modera nas dorgas, brother. XD

    Cara, eu tive a mesma impressão com Mar em Fúria. Como que souberam de tudo que aconteceu no mar se não sobrou ninguém? Dááááá, deixa pra lá! Pq diabos eu tow tentando encontrar coerência em roteiros norte-americanos?!

    Falou, brother, tow esperando o review do Batman Forever então (e a lista de promessas só cresce).

    ResponderExcluir
  9. Depois de ler esse post eu chego até a agradecer a Deus pelos filmes lixo de heróis que temos.
    O pior estaria por vir se não fosse uma rara demonstração de bom senso da Warner.
    Mas tem o lado ruim também, eu queria muito ver uma adaptação do Batman Beyond e um filme do Batman dirigido pelo Aronofsky.

    ResponderExcluir
  10. Eu já tenho mais curiosidade de ver um filme do Batman dirigido pelo Michael Mann ou o Paul Greengrass.

    E se o Sam Peckinpah estivesse vivo, gostaria muito tb, mas teria de ser nos anos 70 (já pensou que foda seria o Steve MacQueen de Bruce Wayne).

    O Christopher Nolan disse que tem muita vontade de dirigir um filme do 007 (sonho meu, sonho meu...)

    ResponderExcluir
  11. Pois é Bob, acho que, como ele é um puta diretor, um filme do Batman dirigido por ele com certeza seria bom. Mas desde que ele não alterasse taaannto a origem do herói quanto pretendia. E torço pra Batman Beyond um dia acontecer.

    Márcio, acho que um filme dirigido pelo Michael Mann seria na linha dos filmes do Nolan. Aquela coisa que procura ser o máximo realista possível. Bom, minha opinião. Mas acho q ficaria interessante sim.
    E se o Steve MacQueen conseguiu interpretar um adolescente em A Bolha em seus 30 anos de idade acho que teria a versatilidade suficiente p fazer o Batman.
    Bom, acho que Batman Eternamente deve ter causado danos permanentes no meu cerebro, pois eu vejo o Val Kilmer e o Jim Carrey na cara de todo mundo que vejo. Ainda bem que aqui no Asilo Arkhan ele me deixam usar o computador. Agora dá licença que o enfermeiro ta vindo aqui me dar a medicação do dia...

    ResponderExcluir
  12. ^ Que é a parte do seu dia que ainda traz algum sentido pra tudo, né? kkkk

    ResponderExcluir
  13. Realmente, muito filme do morcegão deveria ter ficado ruim pra diabo.

    Maldita Warner, nos trague logo um filme de Batman Beyond!

    E Bruno, sem querer parecer chato procurando visitas: Por que não fazermos uma parceria?

    Eu já linko seu blog há eras, e já vi você comentar na minha bodega às vezes.

    E você mora em Manaus? Sério?

    ResponderExcluir
  14. Fala Kelvin. Cara, eu criei essa sessão de parcerias (de links de outros blogs) recentemente. Ainda tô linkando aqui os blogs conforme vou lembrando. Coloquei o seu agora, pode dar uma olhada! rs
    Moro em Manaus sim, conhece alguém aqui? absss

    ResponderExcluir
  15. XD Valeuzão cara, (e desculpa se posso ter parecido grosseiro com meu comentário).

    E, sim, eu tenho uns conhecidos em Manaus. Perdi contato, mas tenho.

    Nunca visitei a cidade e sempre tive curiosidade: É um lugar legal? Eu moro no interior mineiro: Varginha.

    ResponderExcluir
  16. Antes de mais nada, quero agradecer pelos links que você enviou. Confesso que não sabia da existência daqueles vídeos. O 'último' episódio do Chapolin Colorado realmente é emocionante. E é engraçado, ver que mesmo depois de tanto tempo, o seriado ainda faça sucesso.

    Agora vamos ao seu texto. Olha; vou te confessar que de todos esses que você citou, o que me pareceu mais interessante foi Batman Beyond. Não sei se pela história em si ou pela capa que chamou minha atenção desde que eu abri o teu blog HAHA Quanto aos outros, ainda bem que não foram lançados. Hoje em dia, a gente é obrigado a ver cada porcaria. Ja chega né? HAHAHA

    Até mais!

    ResponderExcluir
  17. Falow Kelvin, não te achei grosso naum, até pq nunca te vi nu (ughh... piada horríííírel). Manaus só tem duas estações: verão e inferno. Mas fora isso, até q dá pro gasto.

    Ei Rubi, esse ultimo episódio de Chapolin é da hora mesmo. Pena que Chaves tb não ganhou um episódio de despedida. bj

    ResponderExcluir
  18. Até que um filme com o man bat seria bom

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...